Governo decide pela venda integral da Corsan para a iniciativa privada

Redação do Diário

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio Piratini pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, o governo do Estado anunciou que decidiu mudar o processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O encontrou ocorreu na manhã desta quarta-feira (13).

A partir de agora, a Corsan e o governo do Estado vão pedir o cancelamento do pedido de registro de oferta pública junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e não vão prosseguir com o pedido de listagem na bolsa de valores B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Com essa decisão, o governo estadual decide pela substituição da oferta de ações na bolsa por uma venda integral da companhia.

Leia mais:

Governo do RS anuncia que não vai recorrer no processo de privatização da CorsanPrefeitura de Santa Maria já aplicou um total de R$ 3,8 milhões em multas à Corsan

Conforme o Estado, a privatização da Corsan tem o objetivo de garantir o cumprimento das metas do novo marco regulatório de saneamento, o que exigiria investimentos além da capacidade atual da companhia. A alteração no processo deve atender à necessidade de cumprir os prazos para os investimentos estabelecidos pela legislação federal que estabelece o marco regulatório do saneamento. O encaminhamento de novos esclarecimentos ao TCE, ou a interposição de recursos, não permitiria, na janela atual, até o final de julho, o lançamento da Oferta Pública, explicou o governador.

A modelagem de venda integral abre espaço para a entrega do controle da Corsan, o que, de acordo com o presidente da companhia, Roberto Barbuti, potencializa uma maximização do preço da companhia.

“Com a remodelação, a intenção é concluir o processo de venda até o final do ano, medida necessária para a sustentabilidade da Corsan e para a melhoria do atendimento à população, explicou. “A privatização é uma necessidade. Dentro do novo marco regulatório, estabelecido em março do ano passado, a necessidade de investimentos chega a R$ 13 bilhões nos próximos 10 anos para garantir maior eficiência operacional e dignidade social pela oferta de serviços de saneamento” – disse Barbuti.

*Com informações da assessoria de imprensa do governo do Estado.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo do RS anuncia que não vai recorrer no processo de privatização da Corsan Anterior

Governo do RS anuncia que não vai recorrer no processo de privatização da Corsan

Julho Amarelo: prefeitura realiza ações de conscientização sobre hepatites virais Próximo

Julho Amarelo: prefeitura realiza ações de conscientização sobre hepatites virais

Geral